3 PRINCIPAIS CAUSAS DE AFASTAMENTO DO TRABALHO

As pessoas passam grande parte de seus dias no trabalho. Sendo assim, é possível que o ambiente laboral seja um desencadeador de doenças. Nesse caso, elas são chamadas de doenças ocupacionais, e podem ocasionar o afastamento do trabalho.

Uma das principais causas desse grupo de patologias é a cobrança e os altos níveis de estresse, assim como as condições físicas inadequadas de trabalho e a falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Segundo dados do Anuário do Sistema Público de Emprego e Renda do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), feito a partir da Relação Anual de Informações do Trabalho do Ministério do Trabalho, os afastamentos por problemas de saúde relacionados ao ambiente de trabalho cresceram 25% em dez anos no Brasil, contabilizando 181,6 mil casos em 2015.

Esse quadro é prejudicial para a empresa, que se torna menos produtiva com o afastamento de sua mão de obra, assim como para o colaborador, que fica com sua saúde e bem-estar ameaçados. Nesse contexto, é importante que todo gestor tenha em seu negócio uma política bem estabelecida de ações preventivas no ambiente de trabalho a fim de evitar doenças e, consequentemente, o afastamento do trabalho.

Ou seja, os números mostram que não basta somente ir em busca dos profissionais com as características e habilidades certas para ter resultados positivos, é preciso também procurar manter a boa saúde dos mesmos, que são desafiados diariamente com tarefas braçais e intelectuais. Pensando nisso, separamos as principais causas de afastamento e vamos mostrar a você como reverter esse cenário. Conheça, a seguir:

1 – DOR NAS COSTAS

A dorsalgia, também conhecida como ”dor nas costas” é a campeã em afastamentos de trabalhadores no Brasil. De acordo com o ranking de auxílios-doença concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2016, cerca de 117 mil pessoas precisaram se ausentar do emprego por, no mínimo, duas semanas em razão dessa enfermidade. O número representa 4,71% de todos os afastamentos. Pode ser ocasionada pela má postura e também por passar muito tempo sentado na mesma posição.

A boa notícia é que esse quadro pode ser evitado com cadeiras confortáveis e próprias para o trabalho em escritório e mesas de altura adequada. Além disso, é interessante que o empregador ofereça palestras sobre ergonomia no ambiente de trabalho, em que são ensinadas posições corretas e exercícios para aliviar a tensão. Essa ação é especialmente importante para funcionários que carregam cargas pesadas.

❖ 2 – LER/DORT

LER é a sigla para lesão por esforços repetitivos, outro quadro que causa o afastamento do trabalho. Ela é mais comum em pessoas que exercem atividades contínuas e repetitivas.

Doenças como Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) estão entre as principais causas de afastamento do trabalho.

Segundo dados do INSS, essas lesões atingem cerca de 100 mil colaboradores por ano só no Brasil, e podem ser originadas por diversos fatores, como: movimentos repetitivos durante a jornada de trabalho (como de digitação).

O quadro é caracterizado por dor na articulação sobrecarregada, fraqueza, formigamento, sensibilidade aumentada, rigidez e inchaço. A prevenção é, basicamente, evitar que a atividade repetitiva seja feita por muito tempo contínuo. Sendo assim, deve-se realizar pausas a cada 30 minutos e praticar a ginástica laboral, técnica que relaxa e alonga as partes do corpo.

❖ 3 – DEPRESSÃO

A depressão é a doença considera como o “mal do século” pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

E uma das questões que mais impressiona é que muitos casos surgem justamente no ambiente de trabalho. A doença está relacionada, principalmente, ao aumento do nível de estresse, causado por pressão e cobrança excessivas.

Dentre os sintomas estão a falta de interesse pelas atividades, desânimo, perda ou ganho de peso, diminuição do prazer pela vida, angústia, cansaço, insônia ou sono em excesso, ansiedade, sensação de impotência ou incapacidade, dentre outros.

Esse transtorno psiquiátrico pode atingir pessoas de qualquer idade, e é a quarta causa principal de incapacitação, seja no âmbito profissional ou pessoal.

4- PASSOS PARA REDUZIR A AUSÊNCIA NO TRABALHO

1-Atente-se ao ambiente de trabalho
2-Invista em ergonomia
3-Ofereça benefícios não monetários
4-Treine seus líderes

Durante a rotina de trabalho é preciso estar atento a todos os movimentos dos trabalhadores, desde o desempenho nas tarefas, até o comportamento durante o expediente. Procurar orientá-los para que mantenham uma boa postura e hábitos saudáveis pode funcionar muito bem. Porém, essa política é inócua se o ambiente de trabalho não for propício para isso, ou seja, seguro e confortável, que esteja totalmente de acordo com a Norma Regulamentadora 17 – NR 17.

Ao seguir a NR 17 é possível ter as condições apropriadas e uma estrutura adequada para receber os colaboradores da sua empresa. Para isso, procure móveis ergonômicos para compor o ambiente de trabalho. Escolha cadeiras adequadas e ajustáveis ao biotipo de cada profissional, mesas proporcionais, utensílios básicos, como apoiadores para antebraço e pés, entre outros equipamentos.

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