COVID-19: O que são variantes VOI e VOC?
Em maio/2021 a OMS anunciou nomenclaturas simples e fáceis para as variantes de interesse e de preocupação do SARS-CoV-2, vírus causador da doença COVID-19. As nomenclaturas utilizam letras do alfabeto grego facilitando o pronunciamento e a lembrança das principais variantes.
O que é uma variante?
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), variantes são sequências genéticas virais que tiveram uma ou mais mutações das suas características moleculares originais.
Sabe-se que existem, até o momento, cerca de mil variantes do novo coronavírus.
O que significa VOI?
As variantes que possuem mutações que mudem o fenótipo do vírus são designadas como Variante de Interesse (VOI).
Entre elas estão:
- Epsilon
- Zeta
- Eta
- Theta
- Iota
- Kappa
- Mu
Segundo a OMS são consideradas VOI quando: Forem identificadas como causadora de transmissão comunitária, de múltiplos casos ou de clusters (agrupamento de casos) de COVID-19 ou tiverem sido detectadas em vários países; ou ainda ser de outra forma avaliada como uma VOI pela própria OMS em consulta com o Grupo de Trabalho de Evolução do Vírus SARS-CoV-2.
O que significa VOC?
De acordo com a OMS, variantes que possuem um aumento da transmissibilidade ou alteração prejudicial na epidemiologia da COVID-19; aumento da virulência ou mudança na apresentação clínica da doença; diminuição da eficácia das medidas sociais e de saúde pública, são consideradas Variantes de Preocupação (VOC).
São elas:
- Alpha
- Beta
- Gamma
- Delta
O surgimento de novas variantes nos lembra a importância da vacinação. Muitas pessoas no Brasil permanecem não vacinadas. Todas as faixas etárias já podem e devem se imunizar contra esse vírus que já nos tirou mais de 587 mil vidas.
Vá até o posto de saúde mais próximo da sua casa e tire todas as dúvidas referentes à doença.
Vale reforçar que mesmo após a vacinação, as medidas preventivas como o uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento social, devem ser mantidos.
Elaborado por: Sarah Marins – Biomédica – CRBM/SC 6407
Fontes: