Novembro Azul. Priorizar a saúde é uma decisão inteligente
Logo após o Outubro Rosa, que é o mês dedicado à saúde da mulher, neste mês temos o Novembro Azul, que é voltado à conscientização da saúde masculina em todos os aspectos, mas principalmente no que se refere ao câncer de próstata, uma das principais causas de mortes da população masculina em nosso país.
Aqui no Brasil o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, porém, oficialmente, 21 países criam campanhas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que contribui para produção e armazenamento do sêmen. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).
O câncer na próstata é o tipo de tumor mais comum em homens com mais de 50 anos. A doença é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata.
Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado, daí a enorme importância para os exames preventivos de detecção precoce da doença.
Lembre-se: caso sinta algum desconforto na região pélvica procure um médico urologista o quanto antes, pois priorizar a saúde é sempre a mais inteligente das decisões.
Fonte: https://ladoaladopelavida.org.br/disease/cancer-de-prostata/
Acesso em 6/11/2021