EPIs. A importância de pensar na segurança
Para quem ainda não conhece EPI é a sigla Equipamento Individual de Segurança, um instrumento essencial para a proteção do trabalhador. Existem diversos tipos de EPIs e cada um protege uma área diferente do corpo.
No Brasil existe uma Norma Regulamentadora que trata exclusivamente do uso de EPIs no trabalho, que é a NR6. Ela estabelece todos os requisitos sobre o Equipamento de Proteção Individual, inclusive as responsabilidades do empregador, empregado e também dos fabricantes de EPIs, sejam eles de fabricação nacional ou importado.
Provavelmente o EPI mais conhecido seja o capacete de segurança, que oferece proteção ao crânio contra impactos, quedas de objetos e em alguns modelos até contra choques elétricos.
Outro EPI bastante utilizado são as luvas, que podem ou não ser descartáveis. Para profissionais de saúde, por exemplo, é imprescindível o uso de luvas descartáveis para a proteção tanto do próprio profissional quanto da pessoa que está sendo atendida.
Temos também óculos de proteção que protegem os olhos dos mais variados tipos de agentes que podem prejudicar a visão, como faíscas, respingos de produtos químicos, iluminação em excesso, radiações e muitos outros.
Nesta lista entram ainda calçados de segurança, que podem ser botinas ou botas de PVC, protetores auriculares e diversos outros criados para oferecer o máximo de segurança ao trabalhador.
Precisa saber mais sobre o uso de EPIs em sua empresa? Entre em contato com a Total Life que vamos elaborar uma capacitação de acordo com suas necessidades.